domingo, dezembro 10, 2006

Dia dos Direitos Humanos - Artigo

Dia dos Direitos Humanos

Artigo publicado no jornal Correio Brasiliense em 10 de dezembro de 1999

Koichiro Matsuura

Neste Dia dos Direitos Humanos, o último do século 20, gostaria de prestar uma homenagem a todas mulheres e homens que, com sua coragem, fizeram deste o século da luta pelos direitos humanos. Geração após geração, em todo o mundo, aqueles que lutaram desafiadoramente pela dignidade humana e pela liberdade contra a opressão e a injustiça provaram mais uma vez que, mesmo quando todas as outras liberdades estão comprometidas, a liberdade da mente humana não pode ser confiscada.

Ao nos provar isso, essas pessoas deixaram para nós um precioso legado de esperança, quando nos preparamos para entrar em um novo século, no qual a luta pelos direitos humanos terá de ser perseguida com mais vigor do que nunca. A todos os campeões dos direitos humanos deste século, que perderam suas vidas ou sua liberdade, sua saúde, seu ganha- pão ou seus lares, a homenagem mais adequada é continuar a luta deles com determinação renovada.

A defesa dos direitos humanos no novo século apresentará grandes desafios.

A crescente disparidade econômica entre ricos e pobres é agravada pela crescente disparidade de conhecimento entre os que têm e os que não têm acesso à informação. Os conflitos estão envolvendo cada vez mais ataques a civis - abuso que têm como alvo direitos e dignidade de pessoas - como uma tática deliberada.

Muitas das crianças e jovens, que hoje compõem a maior parte da humanidade, serão os adultos de amanhã, sem que tenham conhecido o benefício de direitos humanos fundamentais, os quais deveriam não apenas oferecer-lhes uma infância segura e enriquecedora, mas também prepará-los para a vida adulta.

Quando as crianças do mundo não são educadas e nutridas como precisam, comprometemos o futuro delas e o futuro da sociedade. A UNESCO terá como prioridade absoluta promover e reforçar a educação básica onde for necessário, de forma a assegurar que todas as crianças tenham acesso às oportunidades de aprendizagem cruciais para seu desenvolvimento.

A educação básica fornece o fundamento essencial para a missão da UNESCO, inscrita em sua Constituição: "Promover o respeito universal à justiça, ao cumprimento da lei e aos direitos humanos e liberdades fundamentais afirmadas aos povos do mundo."

Ao continuarmos a tarefa diária de sustentar e respeitar os direitos humanos, façamos tudo o que estiver em nosso poder para assegurar que a sociedade do século 21 esteja nas mãos de sucessivas gerações de adultos bem-educados, que compreendam e respeitem profundamente os direitos humanos, as liberdades fundamentais e a dignidade absoluta de todos os seres humanos.

Se isso puder ser realizado, então o novo século poderá ser visto como o século da completa implementação dos direitos humanos.

http://www.unesco.org.br/noticias/opiniao/artigom/artigoma/mostra_documento